Este blog chegou ao fim da sua vida !!!


Mas vai renascer com todos estes e muito mais posts em http://www.gemeo-singular.blogspot.com/, com nova imagem e novo nome.


Esperamos-vos lá!



LUTO INSONDÁVEL PRESO NUMA ESPIRAL DE AMOR SEM FIM

Veja no fundo desta página uma apresentação em 23 slides: a origem dos sentimentos que gémeos singulares relatam com mais frequência e uma descrição dessas sensações e emoções.



30 de abril de 2009

Althea em Portugal

Althea Hayton esteve nos passados dias 24 a 26 de Abril em Portugal para uma palestra e dois workshops de apresentação do tema dos Gémeos Sobreviventes ao público português. Foram dias carregados de emoções, em que tivemos a possibilidade de aprender com Althea, com a sua experiência e sabedoria e aproveitar da sua alegria jovial, daquela sua fervilhante energia criativa. (mais sobre a visita da Althea aqui).

Aqui na zona norte Althea transmitiu a mensagem numa palestra com a presença de 12 adultos e 5 crianças na noite de sexta-feira 24, todos de algum modo envolvidos no tema, que acabou com uma deliciosa sopa e pão macrobiótico. No sábado fizemos um workshop de quatro horas com um pequeno grupo de quatro gémeos sobreviventes. Com alguns exercícios simples de toque corporal as pessoas entraram em contacto com os seus sentimentos, e reconheceram imediatamente como a perda dos seus gémeos os fazia sentir.

Em Carcavelos, no Essência do Ser, tivemos um grupo maior para o workshop de quatro horas e o tempo foi curto para conseguir chegar a todos os dezassete participantes. Althea apresentou a informação que recolheu sobre o modo como se geram os gémeos e como se dá o desaparecimento de um deles, e depois passou ao trabalho prático com os participantes que se agruparam-se de acordo com o que preferencialmente sentiam:

  • o vazio: renegar a necessidade de reencontrar a/o saudosa/o irmã/o voltando ao sofrimento, ao Buraco Negro.
  • a solidão: não ficar sozinho no sofrimento, aceitar a ajuda dos amigos.
  • a luta (pela vida): libertar-se da energia Beta (identificação com o gémeo perdido), e fazer o caminho para a força de vida da energia Alfa (do próprio sobrevivente).
  • a rejeição: deixar de esperar pela resposta que nunca virá, fazer a despedida.
Como conhecemos um grande número de pessoas muito interessadas no tema , estamos já a planear uma segunda vinda de Althea a Lisboa para o final do ano! A seu tempo darei mais pormenores.


Como puderam já constatar pela renovação da imagem e o novo nome deste blog, toda esta actividade trouxe muita inovação.

Assim pensámos que fazia sentido criarmos um dia uma associação sem fins lucrativos congénere da Wombtwin.com em Portugal, como que uma irmã gémea da Associação que Althea criou em Londres para podermos organizar-nos em termos de estruturas de apoio a gémeos sobreviventes e pormos os nossos próprios projectos em marcha. Estamos a pensar chamar-lhe Wombtwin.pt - Associação de Gémeos Sobreviventes de Gestações Gemelares ou Múltiplas.

Temos agora também um fórum de discussão no Yahoo, para dar oportunidade a todos os participantes nos Workshops da Althea de trocarem ideias, sentimentos, dúvidas, enfim, para poderem dar continuidade ao trabalho que foi iniciado naquele encontro com Althea Hayton. Aqui no Blog, do lado direito mais a baixo têm um botão de acesso ao grupo.

21 de abril de 2009

Jorge Palma

Tenho prestado atenção às músicas do Jorge Palma, e além da imediata empatia por muitas das melodias que me soam a algo conhecido, encontro nas letras várias referências que poderia atribuir empiricamente à sua irmã gémea perdida, por exemplo no tema "Encosta-te a mim", e "Estrela do Mar", entre outros.
Esta canção foi-me enviada por uma amiga que encontrou nela a expressão dos seus próprios sentimentos de gémea sobrevivente. Obrigada Diva!, a música é linda, vai directamente ao coração, e a letra ... está lá tudo.

Há tanto tempo espero por ti
Na solidão do meu lugar
Vem aquecer-me a cama
Traz flores p’ró jantar.

Sempre habitaste o meu coração
És a razão do meu fervor
Mas não te vejo a cara
Não sinto o teu calor.

Podes contar ao mundo
Como eu te procurei
Quando eu me for embora
Diz que te encontrei.

Mesmo que tu não sejas real
Ou sejas quem eu não previ
Hei-de inventar-te sempre
Hei-de esperar por ti.

Podes contar ao mundo
Como eu te procurei
Quando eu me for embora
Diz que te encontrei.

Quando eu me for embora
Diz que te encontrei...


Para ouvir a música clicar aqui e em play , e depois em retroceder para voltar ao blog.

15 de abril de 2009

Não consigo esquecer

"... E eu disse: isto não sou eu, deve ser o meu duplo...
... Não consigo esquecer, mas não me lembro do quê! ...
... Não consigo esquecer, mas não me lembro de quem!..."
Leonard Cohen

Haverá indicio mais claro?