Este blog chegou ao fim da sua vida !!!


Mas vai renascer com todos estes e muito mais posts em http://www.gemeo-singular.blogspot.com/, com nova imagem e novo nome.


Esperamos-vos lá!



LUTO INSONDÁVEL PRESO NUMA ESPIRAL DE AMOR SEM FIM

Veja no fundo desta página uma apresentação em 23 slides: a origem dos sentimentos que gémeos singulares relatam com mais frequência e uma descrição dessas sensações e emoções.



2 de novembro de 2009

Wombtwin Open Space Conference 2009

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 30 de Outubro a 1 de Novembro nos arredores de Londres a primeira conferência "open space" da associação Wombtwin.com.


Foi uma oportunidade de encontro e troca de ideias acerca do que sentem e como se ajudam gémeos sobreviventes, das suas características, especificidades e angústias, de que disfrutou um pequeno grupo de pessoas oriundas de países como os Estados Unidos da América, Brasil, Suíça, Irlanda e eu própria de Portugal além de alguns ingleses.

Esta foi a segunda vez que a Wombtwin.com organizou um encontro deste tipo. A proposta de um encontro do tipo "Open Space" resultou da experiência da 1ª Conferência anual da Wombtwin.com do ano passado, a 21 de Junho, em que os participantes sentiram falta de tempo para se conhecerem mais a fundo.

Althea Hayton apresentou slides sobre a descrição biológica da gemelaridade e ainda apresentou informação recentemente recebida sobre o resultado do relatório da análise dos seus 500 questionários realizada por uma universidade de Londres (brevemente darei informações pormenorizadas desses resultados).
No segundo dia houve lugar para conversas informais em grupos restritos, conforme inscrição prévia dos participantes, sobre temas como sexualidade, crianças gémeas sobreviventes, o síndrome de acumular objectos, problemas de alimentação, entre outros.

Estas conversas decorreram num ambiente descontraído onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer-se melhor e de partilhar com os outros presentes as suas experiências próprias, as suas dúvidas e as suas ansiedades.

No último dia Althea Hayton propôs um trabalho prático; uma oportunidade de em grupo cada uma das pessoas trabalhar a sua questão individual:
Os participantes foram convidados a fazer simbolicamente o seu percurso em direcção à cura e a libertação do sofrimento específico que cada um escolheu para tratar. Assim, caminhando sobre um corredor que partia do "buraco negro" e levava à realização pessoal e à luz passando por diversos obstáculos, cada pessoa pode simular o seu "caminho de cura". Na companhia do/s colega/s mais próximo/s ou sózinha fazia desaparecer simbolicamente um balão com os sentimentos que lhe pesavam, cobria-se da energia de sobrevivente (alfa) e anunciava ao grupo a sua intensão de crescimento futuro.

Este trabalho, sempre emocionado e profundo serviu de despedida do grupo, que voltará a ter a oportunidade de se encontrar no próximo ano.

Sem comentários: