Este blog chegou ao fim da sua vida !!!


Mas vai renascer com todos estes e muito mais posts em http://www.gemeo-singular.blogspot.com/, com nova imagem e novo nome.


Esperamos-vos lá!



LUTO INSONDÁVEL PRESO NUMA ESPIRAL DE AMOR SEM FIM

Veja no fundo desta página uma apresentação em 23 slides: a origem dos sentimentos que gémeos singulares relatam com mais frequência e uma descrição dessas sensações e emoções.



4 de maio de 2009

Sobreviver a irmãos idênticos, fraternos ou múltiplos?

Com base nas já mais de quatrocentas respostas ao seu inquérito on-line, a que poderão aceder a partir deste blog (canto superior direito) Althea Hayton destingue as características psicológicas de sobreviventes de gémeos fraternos ou idênticos ou múltiplos:

Gémeos Fraternos (dizigóticos ou falsos)
Os gémeos desenvolvem-se a partir de dois zigotos separados. Se um deles morre o sobrevivente fica “à procura de alguém lá fora”. O gémeo sobrevivente de gémeos fraternos sente-se:
Abandonado. Sempre com saudades (do seu gémeo).

Gémeos Idênticos (monozigóticos ou verdadeiros)
Formam-se a partir de um só zigoto que se dividiu em duas entidades distintas nas primeiras duas semanas de gestação. Se um deles morre o sobrevivente fica “à procura de alguém cá dentro”. Quanto mais tarde se dá a divisão do zigoto mais doloroso é o processo emocional de sobrevivência do gémeo sobrevivente. O gémeo sobrevivente de gémeos idênticos sente-se:
Internamente dividido. Totalmente absorvido pela imagem de si próprio.
Múltiplos (em quaisquer combinações)
Mais de dois embriões resultam de:
• Um ou mais pares de gémeos idênticos, formados a partir de um único zigoto.
• Formação de vários zigotos individualizados fecundados.
• Dois Zigotos: um que se divide em dois gémeos idênticos e o outro desenvolve-se normalmente. O sobrevivente de múltiplos sente:
Sempre sozinho entre amigos. Quer curar/salvar o mundo.”
Talvez com estas indicações lhe seja mais fácil sentir se o seu gémeo falecido era idêntico ou fraterno, ou se haviam mais que dois de vocês na barriga da sua mãe.

Sem comentários: