Este blog chegou ao fim da sua vida !!!


Mas vai renascer com todos estes e muito mais posts em http://www.gemeo-singular.blogspot.com/, com nova imagem e novo nome.


Esperamos-vos lá!



LUTO INSONDÁVEL PRESO NUMA ESPIRAL DE AMOR SEM FIM

Veja no fundo desta página uma apresentação em 23 slides: a origem dos sentimentos que gémeos singulares relatam com mais frequência e uma descrição dessas sensações e emoções.



25 de setembro de 2009

A obra de Joanna Wilheim

No passado mês de Julho a Drª Joanna Wilheim, uma das pioneiras no estudo de gémeos sobreviventes (desde 1983) e Presidente da Associação Brasileira para o Estudo do Psiquismo Pré- e Peri-Natal, deu em Paris uma palestra com o título “Sindrome do Sobrevivente de Concepção Gemelar” no 1º Seminário internacional Transdisciplinar Clínica Pesquisa sobre o Bebé, do Instituto Langage.

Já em 2005 tinha apresentado as suas pesquisas e conclusões à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo onde, a partir sua da experiência clínica de vinte e cinco anos, e de todo o seu trabalho de investigação, realçava “a vastidão e extrema importância das repercussões psíquicas das experiências traumáticas pré-natais.”

As premissas básicas desta sua investigação são para mim, que trabalho em terapia psico-corporal com bebés, muito valiosas e determinantes. Joanna Wilheim enuncia-as resumidamente deste modo:

- Todo o processo de concepção biológica, desde a formação das nossas duas células germinativas básicas – espermatozóide e óvulo –, é registado numa proto-mente através de uma memória celular.

- Tais inscrições produzem uma matriz básica inconsciente que fornece a matéria-prima para a produção das nossas fantasias inconscientes.

Assim, as fantasias são memórias.

- Existe uma relação efectiva, absolutamente arcaica e primordial entre o nosso soma e a nossa psique.

- Há um trauma na altura da concepção.

Joanna Wilheim enfatiza a importância do reconhecimento dos vestígios deixados na mente pelos acontecimentos traumáticos pré-natais, para uma satisfatória condução do processo terapêutico analítico, e chama a atenção para a necessidade de a psicanálise voltar a sua atenção para a síndrome do sobrevivente de concepções gemelares, considerando que esta estaria na raiz de muitas psicopatologias.

Para saber mais sobre a obra de Joanna Wilheim leia os seus livros (clique nas imagens para conhcê-los), ou um texto seu em Artigos relacionados.

Sem comentários: